Avançar para o conteúdo principal

Mercados de Natal na Alemanha

Olá!

O Advento é uma época especialmente festejada na Alemanha. Em todas as cidades existe um ou mais mercados de Natal. No passado fim de semana, primeiro Domingo do Advento, já estavam abertos todos os mercados.

Em Göttingen (Baixa Saxónia) chamava-se Weihnachtsmarkt, ou seja, Mercado de Natal. Aqui em Regensburg (Baviera) chama-se Christkindlmarkt, mais ou menos Mercado do Menino Jesus, ou Adventsmarkt (mercado do Advento).

Por todo o lado, os mercados de Natal consistem em barracas feitas de madeira onde se vende desde as bebidas tradicionais da época, como o vinho doce (Glühwein), o chocolate quente, a bebida à base de sumo de frutas e especiarias para as crianças (Kinderpunsch), até a todo o tipo de artesanato (luvas, gorros, cachecóis, enfeites de Natal, peças em madeira,...). E como seria de esperar, não podia faltar a salsicha! Doces aqui há poucos e o que mais se vê são os crepes e o Lebkuchen (pão de mel e especiarias). Também se encontram as amêndoas torradas. Em Göttingen havia o Schmalzkuchen (massa de pão doce que é frita e depois leva o açúcar em pó por cima) que nós adorávamos. Para os mais pequenos a diversão são os carrocéis. O meu pequeno adorava!

Em Regensburg há 4 mercados de Natal. No fim de semana passado fomos ao principal é mais central, o de Neupfarrplatz, à volta da igreja Neupfarrkirche. No sábado  à tarde fomos lá de novo, durante o dia, e também visitamos o Lucrezia-Markt.

Mercado de Natal de Neupfarrplatz

Mercado de Natal de Neupfarrplatz (com as torres da Catedral ao fundo)
Mercado de Natal Lucrezia-Markt

Mercado de Natal Lucrezia-Markt


Na sábado à noite fomos ao do castelo Schloß Thurn und Taxis. Sem dúvida o mais bonito, mas paga-se para entrar porque pertence à família real, os príncipes da Baviera. Até os bilhetes são bonitos. E é um Mercado de Natal Romântico!

Bilhetes para o Mercado de Natal do Schloß Thurn und Taxis
Entrada para o Mercado de Natal do Schloß Thurn und Taxis

Mercado de Natal do Schloß Thurn und Taxis



Mercado de Natal do Schloß Thurn und Taxis


Mas ainda há mais um: o Adventsmarkt im St. Katharinenspital (do hospital da fundação de Santa Catarina). Talvez no próximo fim de semana o visitemos.

Já visitamos mercados de Natal com todo o tipo de tempo, com frio com chuva, com neve, com vento, com sol, e posso garantir que a melhor experiência é quando está mesmo muito frio e neve (de preferência sem vento, senão morremos de frio!). Só assim sabe bem beber o Glühwein quentinho, no meu caso o Kinderpunsch quentinho ou o chocolate quente. É uma óptima maneira de aquecer as mãos e o estômago. Os pés é que ficam gelados... Não há hipótese, já experimentei calçar as botas da neve, mas como estamos parados, ou a caminhar muito devagar, os pés ficam sempre gelados. E até se torna engraçado ver algumas pessoas aos saltinhos, na tentativa de aquecer um pouco.

Eu sei que o frio aqui até dói, mas se vierem à Alemanha, está é a altura ideal. Sem dúvida a mais bonita. Os mercados de Natal, em especial com neve, são como um postal de Natal antigo, do género dos que a minha avó me mostrava quando eu era pequena. Lindíssimos!

E vocês? Já visitaram algum mercado de Natal? Já beberam o Glühwein ou o Kinderpunsch?


Fiquem bem e até breve!
CC


Comentários

Mensagens populares

Biscoitos de canela, mel e vinho do Porto

Olá! Hoje experimentei uma nova receita. Nunca tinha feito biscoitos, mas desta vez enchi-me de coragem e lá pus a mão na massa. Quem faz óptimos biscoitos é a minha sogra e por isso também nunca senti a necessidade de os fazer. A minha sogra fá-los bem e muitas vezes.  A receita original é lógico que foi a minha sogra que me deu, mas eu adaptei aos meus gostos e aos ingredientes que cá tinha. Que tal? Ingredientes: 175 g açúcar  150 g manteiga derretida 3 ovos 3 colheres sopa de mel 2 colheres chá de canela 1 cálice de vinho do Porto 3 colheres de chá de fermento em pó 500 g farinha de trigo Num recipiente juntar o açúcar  e a manteiga e bater muito bem até obter um creme. Depois juntar 3 gemas e 2 claras e continuara bater. Adicionar o vinho do Porto e o mel e bater muito bem. À parte, peneirar a farinha com a canela e o fermento. Adicionar os ingredientes secos à outra massa e envolver muito bem até ficar uma massa homogénea e não muito gro

Bacalhau com legumes na Lékué

Olá! Hoje é domingo e o tempo está uma porcaria. Esta noite choveu e trovejou bastante e o dia acordou chocho. Para o almoço pensei numa refeição saudável e com um sabor a Portugal: bacalhau com brócolos e couve-flor.  Na cidade onde moro só encontro bacalhau fresco ( que não é fresco mas sim congelado!) e o que tenho cá em casa trouxe-o de Portugal. Usei uma "panela" da Lékué para cozinhar os alimentos a vapor no microondas (chama-se Pot Ogya). Desta vez não pesei os ingredientes, mas calculei a quantidade suficiente para duas pessoas...o meu filho não quer nem ouvir falar em bacalhau! Não é o meu prato favorito, mas às vezes gosto de saborear um bacalhauzinho. Aqui vai a receita: Ingredientes 2 postas de bacalhau Brócolos Couve-flor Alho a gosto Azeite a gosto Sal q.b. Colocam-se os legumes no fundo da Lékué se tempera-se com azeite e sal. Vai ao microondas por 5 minutos e com uma potência de 750 W. Retira-se o recipiente do microondas (com cuidado para

Quinoa cozida no microondas com a Lékué

Olá! Hoje é dia de receita! Como cozer quinoa no microondas usando uma "panela" da Lékué (Oatmeal Kit) . Costumo cozer a quinoa no microondas com a Lékué porque sai sempre bem e não preciso de estar a ter conta no fogão. Sigo as instruções da marca no que respeita a quantidades, mas o tempo que lá aparece nunca é suficiente para a quinoa. Normalmente, para 2 pessoas, coloco: 120 g de quinoa 300 ml de água pitada de sal e vai a cozer no microondas durante 15 minutos com uma potência de 900 W. Importante: a quinoa deve ser muito bem lavada antes de cozinhar. Costumo passar 3 vezes por água. Depois de repousar durante 3 minutos ... solto os grãos com um garfo. Quando cozo quinoa, faço sempre a mais. Pode ser comida quente ou fria e, quando sobra, coloco no frigorifico e pode ser depois adicionada a saladas ou a pratos quentes. Gostam de quinoa? Fiquem bem e até breve! CC