Avançar para o conteúdo principal

Dieta e Fitness #1

Olá!

Infelizmente, nas férias de Natal engordei 3 kg. Vai ser um massacre até os derreter, mas hei-de derretê-los. Como? Ainda não sei, mas vou documentar tudo aqui no blog. Talvez me ajude a entrar na linha e manter o compromisso de queimar as gordurinhas extra.

O peso em si até nem me incomoda muito, as gorduras acumuladas na zona da cintura (o chamado pneu!!!) que foram promovidas de pneu de bicicleta a pneu de camião é que me tiram do sério. A roupa está-me super apertada.


PRIMEIRA FASE DO MEU DESAFIO: ALIMENTAÇÃO

Que alimentos devo comer? Qual a ementa?

Percorri os armários da cozinha e o frigorífico/congelador e não encontrei nada que não pudesse usar para confeccionar refeições saudáveis. Tenho o habitual:

  • massas (penne integral, rigatoni, spaghetti, talharim, fusilli)
  • arroz (basmati, carolino, estufado)
  • cereais e farinhas (soja, farinha e farelo de trigo, flocos de aveia, farinha de milho)
  • enlatados (atum, milho, aipo, cogumelos, grão de bico, feijão, salsichas tipo Bockwurst - não são tão más quanto se diz por aí)
  • legumes/vegetais frescos ou já congelados (agriões, espinafres, brócolos, couve flor, couves de bruxelas, cogumelos, tomates, pimentos, abóbora, cebolas, chalotas, alho, ervilhas, cenouras)
  • ovos
  • carne (frango, perú, porco)
  • peixe (salmao, bacalhau - que trouxe de Portugal)
  • leite e iogurtes (ao natural e sem açúcar)
  • gelatina
  • queijos (fatiado magro, feta, cottage, brie, camenbert)
  • embutidos (salame, fiambre, mortadela, chouricão)
  • sumos (maçã, laranja)
  • refrigerantes (ice-tea - que eu não bebo)
  • frutas (maçã, pêra, banana, laranja, uvas, quiwis, diospiros)
  • azeite
  • óleo de côco
  • vinagre (de vinho branco, balsâmico)
  • especiarias e ervas aromáticas (sal, pimenta, canela, gengibre, cominhos, pimentão doce, chili, caril, noz moscada, manjericão, salsa, tomilho, oregãos, ...)
  • açúcar e adoçante
  • manteiga e margarina
  • pão
Penso que não me esqueci de nada. A cozinha também é pequena....

O grande problema está no armário da sala.... Aqui encontram-se:
  • batatas fritas (com sal, com vinagre)
  • pipocas doces
  • guloseimas (gomas, caramelos, rebucados)
  • chocolates.
Este armário tem de ficar longe da minha vista, longe do meu campo de acção.


Agora tenho de elaborar um menu variado e baixo em calorias. De preferência, com alimentos crus (como frutas e legumes) e evitando os fritos (cá em casa não se comem muitos fritos, até nem tenho fritadeira para não me tentar).

Vou tentar fazer um apanhado e editar as melhores receitas. Vai ser complicado, mas vou tentar, eu prometo.


SEGUNDA FASE DO MEU DESAFIO: EXERCÍCIO FÍSICO

Que exercícios devo fazer? Onde? Quando?

A escolha dos exercícios não é difícil. Mediante a zona que se quer trabalhar, é só procurar na internet e há um número infindável de vídeos. Eu costumo seguir (quando tenho tempo) uma instrutora de pilates chamada Cassey Ho (www.blogilates.com). Ela é exceptional e todos os meses publica um calendário com os exercícios diários. E os exercícios são de nos matar.

Está decidido. Vou fazer alguns exercícios da Cassey, diariamente. Isto significa que vou fazer o meu treino em casa, ao fim do dia. Vou ter de guardar, pelo menos, 30 minutos por dia para treinar.

Por acaso, também estou inscrita num ginásio, mas só lá consigo ir ao fim de semana. E nem sempre.... De segunda a sexta, com o trabalho, o meu filho e o serviço de casa, é totalmente impossível. Assim, vou ter de me auto-motivar (e muito!!!) para conseguir fazer o treino em casa. Uma das medidas de auto-motivacão é usar o calendário da Cassey e registar os exercícios executados. Vamos ver se pega....

Agora há que meter mãos à obra e ter força de vontade (e tempo...).

O próximo passo é elaborar um menu (fácil e saudável) capaz de ser seguido a qualquer altura.


Fiquem bem e até breve!
CC

Comentários

Mensagens populares

Biscoitos de canela, mel e vinho do Porto

Olá! Hoje experimentei uma nova receita. Nunca tinha feito biscoitos, mas desta vez enchi-me de coragem e lá pus a mão na massa. Quem faz óptimos biscoitos é a minha sogra e por isso também nunca senti a necessidade de os fazer. A minha sogra fá-los bem e muitas vezes.  A receita original é lógico que foi a minha sogra que me deu, mas eu adaptei aos meus gostos e aos ingredientes que cá tinha. Que tal? Ingredientes: 175 g açúcar  150 g manteiga derretida 3 ovos 3 colheres sopa de mel 2 colheres chá de canela 1 cálice de vinho do Porto 3 colheres de chá de fermento em pó 500 g farinha de trigo Num recipiente juntar o açúcar  e a manteiga e bater muito bem até obter um creme. Depois juntar 3 gemas e 2 claras e continuara bater. Adicionar o vinho do Porto e o mel e bater muito bem. À parte, peneirar a farinha com a canela e o fermento. Adicionar os ingredientes secos à outra massa e envolver muito bem até ficar uma massa homogénea e não muito gro

Bacalhau com legumes na Lékué

Olá! Hoje é domingo e o tempo está uma porcaria. Esta noite choveu e trovejou bastante e o dia acordou chocho. Para o almoço pensei numa refeição saudável e com um sabor a Portugal: bacalhau com brócolos e couve-flor.  Na cidade onde moro só encontro bacalhau fresco ( que não é fresco mas sim congelado!) e o que tenho cá em casa trouxe-o de Portugal. Usei uma "panela" da Lékué para cozinhar os alimentos a vapor no microondas (chama-se Pot Ogya). Desta vez não pesei os ingredientes, mas calculei a quantidade suficiente para duas pessoas...o meu filho não quer nem ouvir falar em bacalhau! Não é o meu prato favorito, mas às vezes gosto de saborear um bacalhauzinho. Aqui vai a receita: Ingredientes 2 postas de bacalhau Brócolos Couve-flor Alho a gosto Azeite a gosto Sal q.b. Colocam-se os legumes no fundo da Lékué se tempera-se com azeite e sal. Vai ao microondas por 5 minutos e com uma potência de 750 W. Retira-se o recipiente do microondas (com cuidado para

Quinoa cozida no microondas com a Lékué

Olá! Hoje é dia de receita! Como cozer quinoa no microondas usando uma "panela" da Lékué (Oatmeal Kit) . Costumo cozer a quinoa no microondas com a Lékué porque sai sempre bem e não preciso de estar a ter conta no fogão. Sigo as instruções da marca no que respeita a quantidades, mas o tempo que lá aparece nunca é suficiente para a quinoa. Normalmente, para 2 pessoas, coloco: 120 g de quinoa 300 ml de água pitada de sal e vai a cozer no microondas durante 15 minutos com uma potência de 900 W. Importante: a quinoa deve ser muito bem lavada antes de cozinhar. Costumo passar 3 vezes por água. Depois de repousar durante 3 minutos ... solto os grãos com um garfo. Quando cozo quinoa, faço sempre a mais. Pode ser comida quente ou fria e, quando sobra, coloco no frigorifico e pode ser depois adicionada a saladas ou a pratos quentes. Gostam de quinoa? Fiquem bem e até breve! CC