Avançar para o conteúdo principal

TDAH: A Nossa Luta - Capítulo 5

Olá!

...e a saga continua....

Segunda classe. Nova escola. Novos professores (aqui há um professor principal, um secundário e os restantes!). Novos colegas. Será que o miúdo vai ter também uma nova vida? Melhor? Pelo menos, é esse o nosso desejo.

Começamos com uma reunião. Estavam presentes a reitora, duas professoras (uma do ensino especial e outra do ensino normal), eu e o meu marido. Mediante os relatórios da escola anterior (que atestavam que o meu filho era um incapacitado mental) decidimos colocá-lo numa classe do ensino de integração (especial).

Passadas duas semanas fomos chamados à escola. Fiquei logo com o coração mirradinho.... Boas notícias: o menino sabe o suficiente para atender uma classe normal. Já há muito que não nos sentíamos tao felizes. Afinal o nosso filhotinho é "normal". Mas (a porra toda é que há sempre um mas...) ele precisa de ajuda. E essa ajuda é em forma de um medicamento: Ritalina.

Lá vamos nós outra vez. Nova consulta com a psiquiatra, mais reuniões com a professora e nova discussão sobre a medicação e só há mesmo uma solução. Entretanto, a professora ia dizendo que notava que o menino andava muito triste porque não conseguia fazer as tarefas da escola como os outros e que ficava muito zangado. Sim, nós também notamos que ele andava muito infeliz....

O tempo foi passando e chegamos às férias da Páscoa. Decidimos experimentar a Ritalina.

Recomeçaram as aulas e demos-lhe a primeira dose (5mg). Não dissemos nada na escola, para ver se alguém notava alguma diferença no comportamento do menino. No mesmo dia, ao fim da tarde, recebemos um telefonema da professora. "Não sei o que lhe fizeram nas férias, mas continuem porque deu resultado!". Contei-lhe o que se tinha passado e decidimos continuar.

Passado um mês, tivemos outra reunião na escola. Na escola estava tudo a correr sobre rodas. A relação com os colegas tinha melhorado muito e as notas também. Custa-me dizer isto, mas todos notamos que o menino andava muito mais alegre. Quer dizer... fico feliz por ele estar feliz, mas custa-me pelo facto de precisar de drogas para ser feliz.... Mas parece que tomamos a decisão certa. Até às férias de verão, a dose foi aumentando, lentamente, até aos 20 mg.

Como tem de haver sempre uma merdinha para me estragar o sossego, a professora aproveitou também para avisar que o menino parecia ser disléxico.... Parece que me caiu outro piano na mona!

Aleluia! A segunda classe terminou e o meu filhote passou para a terceira classe com notas bastante boas! Graças a Deus (...e à Ritalina...)!

E para nos acalmar um bocadinho o coração,  deixo aqui uma fotografia que tirei no dia 3 de Abril de 2014, no Mindelo, quando fui visitar os meus tios. Tinhamos acabado de chegar da Alemanha. O vento, o mar, a maresia e o pôr do sol! LINDO!



Continua....


Fiquem bem e até breve!
CC

Comentários

Mensagens populares

Biscoitos de canela, mel e vinho do Porto

Olá! Hoje experimentei uma nova receita. Nunca tinha feito biscoitos, mas desta vez enchi-me de coragem e lá pus a mão na massa. Quem faz óptimos biscoitos é a minha sogra e por isso também nunca senti a necessidade de os fazer. A minha sogra fá-los bem e muitas vezes.  A receita original é lógico que foi a minha sogra que me deu, mas eu adaptei aos meus gostos e aos ingredientes que cá tinha. Que tal? Ingredientes: 175 g açúcar  150 g manteiga derretida 3 ovos 3 colheres sopa de mel 2 colheres chá de canela 1 cálice de vinho do Porto 3 colheres de chá de fermento em pó 500 g farinha de trigo Num recipiente juntar o açúcar  e a manteiga e bater muito bem até obter um creme. Depois juntar 3 gemas e 2 claras e continuara bater. Adicionar o vinho do Porto e o mel e bater muito bem. À parte, peneirar a farinha com a canela e o fermento. Adicionar os ingredientes secos à outra massa e envolver muito bem até ficar uma massa homogénea e não muito gro

Bacalhau com legumes na Lékué

Olá! Hoje é domingo e o tempo está uma porcaria. Esta noite choveu e trovejou bastante e o dia acordou chocho. Para o almoço pensei numa refeição saudável e com um sabor a Portugal: bacalhau com brócolos e couve-flor.  Na cidade onde moro só encontro bacalhau fresco ( que não é fresco mas sim congelado!) e o que tenho cá em casa trouxe-o de Portugal. Usei uma "panela" da Lékué para cozinhar os alimentos a vapor no microondas (chama-se Pot Ogya). Desta vez não pesei os ingredientes, mas calculei a quantidade suficiente para duas pessoas...o meu filho não quer nem ouvir falar em bacalhau! Não é o meu prato favorito, mas às vezes gosto de saborear um bacalhauzinho. Aqui vai a receita: Ingredientes 2 postas de bacalhau Brócolos Couve-flor Alho a gosto Azeite a gosto Sal q.b. Colocam-se os legumes no fundo da Lékué se tempera-se com azeite e sal. Vai ao microondas por 5 minutos e com uma potência de 750 W. Retira-se o recipiente do microondas (com cuidado para

Quinoa cozida no microondas com a Lékué

Olá! Hoje é dia de receita! Como cozer quinoa no microondas usando uma "panela" da Lékué (Oatmeal Kit) . Costumo cozer a quinoa no microondas com a Lékué porque sai sempre bem e não preciso de estar a ter conta no fogão. Sigo as instruções da marca no que respeita a quantidades, mas o tempo que lá aparece nunca é suficiente para a quinoa. Normalmente, para 2 pessoas, coloco: 120 g de quinoa 300 ml de água pitada de sal e vai a cozer no microondas durante 15 minutos com uma potência de 900 W. Importante: a quinoa deve ser muito bem lavada antes de cozinhar. Costumo passar 3 vezes por água. Depois de repousar durante 3 minutos ... solto os grãos com um garfo. Quando cozo quinoa, faço sempre a mais. Pode ser comida quente ou fria e, quando sobra, coloco no frigorifico e pode ser depois adicionada a saladas ou a pratos quentes. Gostam de quinoa? Fiquem bem e até breve! CC